ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

Seleção de Portais e Bibliotecas Online de acesso público e outros links de interesse científico de diversas áreas de conhecimento. Para acessar clique nos links abaixo:
 

Bibliotecas de Cursos

Administração

  • Revista do curso de Administração do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Revista integralmente digitalizada.
 
  • Disponibiliza os Boletins do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em formato PDF.
 
  • Lançada em maio de 1961, com perfil acadêmico-científico, dedicada a professores, pesquisadores e estudantes. É um tradicional periódico acadêmico-científico de administração no Brasil, com publicação ininterrupta desde seu lançamento. Buscando agilizar a veiculação de trabalhos inéditos submetidos à publicação, em janeiro de 2002 foi lançada a RAE-eletrônica, que foi descontinuada a partir de janeiro de 2011, passando a ser integrada à RAE-revista de administração de empresas.
 
  • Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Publicação trimestral. Tem por objetivo publicar trabalhos conceituais, práticos e de pesquisa que agreguem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes de Administração. Disponibiliza os artigos na íntegra.
 
  • Tem como propósito de servir ao debate acadêmico e institucional sobre a inovação, contribuindo para o avanço da ciência brasileira e para o desenvolvimento nacional. Sua Biblioteca Virtual disponibiliza sites com informações relevantes sobre inovação tecnológica, em seus múltiplos aspectos. Artigos disponibilizados em PDF.
 
  • A RAC é uma revista científica que tem como missão contribuir para o entendimento aprofundado da Administração e das Ciências Contábeis mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa, análises teóricas, documentos, notas e resenhas bibliográficas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas e privadas. A RAC teve sua publicação impressa até o ano de 2008, permanecendo a partir de então como uma publicação online.
 
  • A Revista Sinergia, editada pelo Departamento de Ciências Econômicas Administrativas e Contábeis - DCEAC, é um espaço aberto para os pesquisadores, professores ou estudantes que desejam trazer a sua reflexão ou resultado de pesquisas nas áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, tendo como característica principal a multidisciplinaridade.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 
 
 

 

Arquitetura e Urbanismo

 
 
 
 
 
 

Pós-Revista do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP

Revista FAAC/UNESP

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

Revista Habitare

Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo(on-line)

Universitas – Arquitetura e Comunicação Social

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo

Cadernos de Arte e Antropologia

TURBA – Territórios Urbanos em Revista

Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura

RUA – Revista de Urbanismo e Arquitetura

Revista Ateliê Geográfico

Revista ARQ

Malha Urbana - Revista Lusófona de Urbanismo

Direito

Códigos e Legislação

 
  • Legislação, Códigos, Constituição, Consulta Pública, Decreto-Lei, Decretos, Propostas de Emendas à Constituição, Leis, Medidas Provisórias, Projetos de Lei, Resenha Diária.
 
  • A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 174 mil documentos (até Outubro de 2010) de interesse do Poder Legislativo; O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos; As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Comunicação

 

Design de Interiores

  • Site da revista bimestral de design, interiores, arquitetura e cultura.
 
  • A revista dá idéias de projetos, preços e opções de materiais. Mostra as etapas da obra, a experiência de quem já construiu desde o tempo até os custos do projeto. No portal, disponibiliza artigos e novidades separados por tópicos que abrangem os diversos ambientes da casa. Também classifica as informações segundo o interesse por “decoração”, “construção e reforma” e “comprar imóveis”. Confira os serviços e as páginas especiais do portal.
 
  • Confira as novidades, as tendências, e veja as diversas matérias interessantes sobre decoração de interior, além de fotos, modelos e dicas para você realizar a decoração de vários ambientes, sala, quarto, banheiro, cozinha, jardins, entre outros.
 
  • Casa Brasil é um evento de design e negócios, com exposição de produtos contemporâneos de alto padrão para arquitetura e decoração, exposições culturais e seminários internacionais. O site oferece novidades, dicas, paisagismo, eventos, busca de lojas e profissionais.
 
  • A revista traz idéias criativas para os mais diversos ambientes e orçamentos. Decoração para a sua casa, novidades e dicas de compras e serviços que facilitam sua vida. Disponibiliza muitos artigos e novidades, separados por tópicos que abrangem os diversos ambientes da casa. Também classifica as informações segundo o interesse por “decoração”, “construção e reforma” e “comprar imóveis”.
 
  • Referência em design e arquitetura, revela tendências, mostra ambientes atemporais e influencia a moda. Conteúdos sobre arte, luxo e bem viver.
 
  • Oferece informação que visa instruir, orientar e contribuir para a formação de opinião e qualificação técnica de profissionais ligados à Iluminação, Arquitetura, Engenharia e Decoração, no Brasil. Aborda assuntos técnicos e estéticos, elementos fundamentais para o bom resultado de um projeto luminotécnico. Alguns artigos estão disponibilizados gratuitamente em pdf. Encontre informações sobre cursos, pós-graduação, eventos, etc.
 
  • Portal da revista Projeto Design. Informações on-line para designers, arquitetos, paisagistas e decoradores. Sumário das edições, artigos, notícias relacionadas, agenda de eventos, etc. Atualização diária, com muitos links.
 
  • aU - Arquitetura e Urbanismo é a revista da PINI dedicada a arquitetos, urbanistas, designers, paisagistas e demais profissionais envolvidos com a atividade de projetar e construir ambientes residenciais, comerciais, corporativos, industriais e institucionais. Mensalmente, aU proporciona reflexão crítica, prazer estético, atualização tecnológica e prestação de serviços. Uma parte do site poderá ser acessada gratuitamente, mediante seu cadastramento. Outras partes são abertas apenas para assinantes das revistas da PINI.

Design Gráfico

 

Gestão de Produção Industrial

 

Relações Internacionais

 

Psicologia

Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia 

Psicologia e Sociedade


Psicologia: Ciência e Profissão

Psicologia: Teoria e Pesquisa

Revista Brasileira de Psicanálise

Psicologia:Organizações e Trabalho

Revista Psicologia Escolar e Educacional 

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

Revista de Psicologia Jurídica

Psicologia: Pesquisa e Trânsito

Psicologia Clínica

Psicologia:Reflexão e Crítica

Pepsi – Periódicos eletrônicos em Psicologia

Neuropsicologia Latinoamericana

Psicologia Política

Psique Ciência & Vida

 

Bibliotecas Governamentais

Associações

  • Atualidades e links de interesse da área.
 
  • Organização que se preocupa com a preservação de informações. Idioma: Inglês.
 
  • Entidade européia dedicada à promoção da ciência da informação. Idioma: Inglês.
 
  • Associação com membros em mais de 150 países; é o principal organismo internacional que representa os interesses da biblioteca e serviços de informação e seus usuários. Idioma: Inglês.
 
  • Reúne diversos profissionais da informação, o que possibilita grande marco para a cooperação, intercâmbio de experiências e de formação contínua. Idioma: Espanhol.

Órgãos Governamentais de apoio à Pesquisa

  • O Arquivo Nacional é o órgão central do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivos-SIGA, da administração pública federal. Disponibiliza notícias, exposições virtuais, consultas ao acervo (Acesso a bancos de dados e sítios que facilitam a consulta aos documentos custodiados pela Instituição), publicações digitais (em PDF), etc.
 
  • Portal criado em setembro de 2005, voltado ao acesso livre de publicações. Disponibiliza relação de periódicos nacionais e internacionais, apresenta glossário e outros recursos tecnológicos referente aos arquivos abertos - Open Archives Initiative.
 
  • Textos sobre formação profissional, competência profissional, mercado de trabalho, gestão de pessoas e globalização. Apresenta o índice cumulativo
 
 
 
  • Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), do IBICT.
 
  • O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história (http://centrodememoria.cnpq.br/) está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo.
 
  • O Datasus disponibiliza informações que poderão servir de subsídios para: análise objetiva da situação sanitária, tomada de decisões baseadas em evidências e programação de ações de saúde. Dissemina, também, informações sobre assistência a saúde da população, os cadastros (rede assistencial) das redes hospitalares e ambulatoriais, o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre  recursos financeiros e informações demográficas e socioeconômicas.
 
  • A FINEP é uma empresa pública vinculada ao MCT. Tem como missão promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País.
 
  • A FIOCRUZ pauta a sua atuação nos seguintes conceitos: promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Biblioteca Virtual em Saúde FIOCRUZ: http://bvsfiocruz.fiocruz.br/php/index.php (Reúne links para as Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS),  Portal de Teses e Dissertações,  Banco de Teses,  Bibliotecas Virtuais Biográficas além de acervos diversos, periódicos e acesso a documentos); Estação Biblioteca Virtual em Saúde: http://estacaobvs.saude.gov.br/php/index.php (permite aos usuários, acesso livre e gratuito a informações técnico-científicas de Saúde geradas por instituições do Sistema Único de Saúde (SUS) e acadêmicas disponibilizadas na Biblioteca Virtual em Saúde Pública – Brasil (BVS – Brasil)).
 
  • A missão institucional da Fundação Nacional de Saúde compreende duas vertentes principais que se vão desenvolver mediante a elaboração de planos estratégicos nos segmentos de Saneamento Ambiental e de Atenção Integral à Saúde Indígena. Disponibiliza o acesso à Galeria Virtual, links, publicações (em PDF) e informações diversas.
 
  • A Fundação Araucária faz parte do Sistema Paranaense de C&T, coordenado pela SETI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, e atua em conformidade com a Política de Desenvolvimento em C&T do Governo Estadual, na aplicação de recursos do Fundo Paraná.
 
  • O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. Tem como missão retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.
 
  • Tem como missão promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico. Hoje, o Ibict tornou-se referência em projetos voltados ao movimento do acesso livre ao conhecimento; tornou-se referência também na questão da inclusão social e digital no Brasil. Possui uma coleção especializada em Ciência da Informação e Política Científica e Tecnológica, contendo livros, periódicos, teses, relatórios, vídeos, memória técnica, anais e outros.
 
  • Desde sua fundação, o IMS caracteriza-se pela interdisciplinaridade, espírito crítico, compromisso com a realidade social brasileira e respeito ao livre debate de idéias. Biblioteca Virtual em Saúde do IMS: http://www.bvsims.uerj.br/
 
  • LivRe! é o portal desenvolvido pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN - Centro de Informações Nucleares) para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).
 
  • Apresenta informações sobre as diretrizes da política educacional da atual administração, bem como os principais projetos desenvolvidos pelo Ministério nos diversos níveis de ensino. Disponibiliza, também, notícias da educação relacionadas ou não a ações do governo federal.
 
  • A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações. Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.
 
  • A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando a mais de um milhão de usuários. Seu objetivo é melhorar a infra-estrutura de redes em níveis nacional, metropolitano e local (redes de campus); atender, com aplicações e serviços inovadores, as demandas de comunidades específicas (telemedicina, biodiversidade, astronomia etc.); e promover a capacitação de recursos humanos em tecnologias da informação e comunicação. Disponibiliza informações, serviços, documentos e publicações (em PDF).
 
  • Vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Seade é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de pesquisas, análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, sendo responsável pela criação de uma inovadora série de procedimentos e metodologias nesses campos. Livraria Virtual: http://intranet.seade.gov.br/publishop/

Confira a Lista

  • A cidade tem a maior rede de bibliotecas públicas do país, e uma visita ao site é imprescindível para conhecer suas coleções e serviços, com destaque para as obras e imagens digitalizadas da Biblioteca Mário de Andrade.
 
  • O consórcio Cruesp/Bibliotecas interliga Unesp, Unicamp e USP, e o internauta pode consultar as mais importantes bibliotecas universitárias do país, referências para diferentes campos da pesquisa.

 

Bibliotecas não Governamentais

Universidades Privadas

 

 

Bibliotecas do Mundo

Confira a lista

 
  • Conheça o catálogo online de Manuscritos, de Moedas e Medalhas, de Gravuras, ou de Livros Impressos. Idioma do site: Italiano e Inglês.
 
  • Descreve os serviços destinados à comunidade e demais serviços; catálogo disponível em mais dois idiomas: Inglês e Francês. Idioma do site: Espanhol.
 
  • Você poderá visualizar diversas exposições virtuais e consultar muitos catálogos, além de obter informações sobre as diversas coleções, atividades e serviços da Biblioteca. Idioma: espanhol e outros.
 
  • Biblioteca argentina voltada para a comunidade educativa. Consulte os diversos catálogos e a Biblioteca Digital; obtenha informações sobre os serviços e os espaços da Biblioteca. Idiomas: Espanhol e Inglês.
 
  • Expõe detalhes de obras antigas de seu catálogo; informações sobre as diversas coleções (inclusive coleções de manuscritos raros); saiba mais sobre as publicações, banco de dados, projetos e serviços; Idiomas: Italiano e Inglês.
 
  • Disponibiliza diversos textos para leitura; catálogo com várias opções de busca. Idioma: Galego.
 
  • Instituição criada à sombra da famosa biblioteca, que sumiu há mais de 1.600 anos. Conheça a livraria digital; saiba mais sobre os programas e atividades desenvolvidas pela Biblioteca.  Idiomas: Inglês, Árabe e Francês.
 
  • Disponibiliza diversas compilações em diversas áreas. Idioma: Inglês.
 
  • Base de dados irlandesa com abordagem histórica e contemporânea em diversas áreas. Reflete a riqueza da cultura literária e história da Irlanda. Idioma: Inglês.
 
  • Traz histórias reais de criminosos, espiões e terroristas; informações diversas sobre Séries de TV. Idioma: Inglês.
 
  • Apresenta volumes digitalizados da Biblioteca Nacional da França; consulte por livros, manuscritos, mapas, imagens, revistas, músicas e partiduras. Idioma: Francês, Português, Inglês e outros.
 
  • Coleção de imagens históricas da Agência Espacial Americana digitalizadas em alta resolução em diversos tamanhos. Idioma: Inglês.
 
  • A Biblioteca de Direitos Humanos da Universidade de Minnesota abriga uma das maiores coleções de mais de sessenta mil documentos sobre direitos humanos fundamentais. Idioma: Inglês, Espanhol, Francês e outros.
 
  • IDRC apóia a pesquisa nos países em desenvolvimento para promover o crescimento e desenvolvimento. Saiba mais sobre os temas, programas e publicações. IDRC compartilha conhecimento através da imprensa livre e publicações on-line, incluindo livros co-publicados pelo IDRC e prensas de todo o mundo. Idioma: Inglês e Francês.
 
  • A Biblioteca online pode ser acessada gratuitamente em 11 idiomas; pretendem construir o maior repositório multicultural online de literatura infantil do mundo. Idioma: Inglês, Espanhol e Mongol.
 
  • Página dedicada à difusão de documentos da Antiguidade. Contém centenas de arquivos locais, bem como links para textos de toda a rede. Idioma: Inglês.
 
  • Acesso permanente para investigadores, historiadores, estudiosos, pessoas com deficiência, e o público em geral para as coleções históricas que existem em formato digital. Idioma: Inglês.
 
  • IPL2 é o resultado de uma fusão da Biblioteca Pública da Internet (IPL) e da Internet Index dos bibliotecários (LII); é uma organização de serviço público e um ambiente de ensino/aprendizagem. Fornece links para mais de 45.000 recursos de informação avaliados em centenas de temas. Idioma: Inglês.
 
  • Sobre o presidente americano John F. Kennedy, morto em 1963. Idioma: Inglês.
 
  • Encontre bibliotecas de todo o mundo, bem como uma extensa coleção de livros. Idioma: Inglês.
 
  • Site de busca de bibliotecas; atualizado diariamente; lista atualmente mais de 8000 páginas de bibliotecas em 146 países. Idioma: Inglês.
 
  • Diretório de bibliotecas do mundo todo (a maior parte de anúncios é da América do Norte). Cada lista inclui links para a página da biblioteca e do catálogo on-line. Idioma: Inglês.
 
  • Encontre livros, periódicos antigos, manuscritos, mapas, músicas, etc.; conheça as coleções.  Idioma: Inglês.
 
  • Inclui mais de 20 milhões de citações para a literatura biomédica do MEDLINE, revistas de ciências da vida, e livros online. Citações podem incluir links para conteúdo de texto completo da PubMed Central e sites do editor. Idioma: Inglês.
 
  • Bibliotecas da Universidade Autônoma de Barcelona. Conheça as coleções e os serviços. Idiomas: Catalão, Castelhano e Inglês.
 
  • O site traz três coleções. A coleção “Nossa História” é uma das maiores e mais importantes coleções de fotografias aéreas do mundo; encontre também milhares de imagens de reconhecimento militar de locais em todo o mundo. Idioma: Inglês.
 
  • Faça buscas no catálogo; veja as coleções virtuais; A British Library detém cerca de 14 milhões de livros, 920.000 títulos de revistas e jornais, 58 milhões de patentes e 3 milhões de gravações de som. Idioma: Inglês.
 
  • A Huntington reuniu matérias-primas, objetos de arte e coleções vivas que reflectem o desenvolvimento da cultura ocidental, desde o século IX até a atualidade; apresenta coleções proeminentes em artes, humanidades e ciências botânicas. Idioma: Inglês.
 
  • Biblioteca de matemática. Materiais educacionais diversos; divisão de conteúdo por nível educacional. Idioma: Inglês.
 
  • Reúne contos, manuscritos, livros, história natural e mapas japoneses; exibe a Bíblia de Gutenberg. Idioma: Inglês e Japonês.
 
  • A Biblioteca Universia de recursos de aprendizagem contém mais de 13.000.000 de objetos de 202 coleções.
 
  • A biblioteca da Universidade do Texas contém mais de oito milhões de volumes. Idioma: Inglês.

 

Teses e Dissertações

 

Portais