A atualização constante deve ser uma meta para profissionais e futuros profissionais de qualquer área. Pensando nessa questão, o UNICURITIBA realiza anualmente o Simpósio Integrado de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil (SINAE), que já está em sua 3ª edição. De 2 a 4 de maio, os alunos estiveram imersos no universo dos setores envolvidos.

Diversos temas permearam as palestras que compuseram a programação, como “Arquitetura da Habitação: Princípios de Projeto adaptável e aberta à transformação”, “Restauro: Arquitetura e Arte”, “Habitação Social como Negócio”, “Elementos de Integração no Bairro: 4 Princípios Essenciais”, “Mobilidade Urbana”, “Morfologia das Obras de Oscar Niemeyer”, “Infraestrutura Urbana” e “Obras em solo/subsolo de Curitiba/PR”.

Nessa edição, o evento teve um convidado internacional, o Prof. Dr. Hugo Farias, da Universidade de Lisboa. Especialista em Arquitetura da Habitação, falou aos acadêmicos sobre detalhes e peculiaridades dessa área de projetos.

Além das exposições, os estudantes participaram de oficinas sobre habitações, para poder colocar em prática um pouco do que aprenderam com os convidados da edição. Os ministrantes das oficinas foram Hugo Farias e Alessandra Gobbi Santos, professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).