No mês de julho, a Profª Priscila Caneparo viajou para Genebra, na Suíça, com alunos dos cursos de Direito e Relações Internacionais, para participarem da Nelson Mandela Human Rights Moot Court Competition.

Os estudantes fazem parte do Grupo de Pesquisa Sistema ONU, coordenado por Priscila, com foco em questões atreladas à sistemática da ONU, seus organismos e órgãos.

A professora explica que a competição se desenrola em duas etapas: a primeira, fase dos memoriais, é eliminatória. O grupo todo teve que realizar dois memoriais, sendo um para defender e outro para acusar o Estado, com base em um caso disponibilizado pelos organizadores, em relação às violações de direitos humanos. “Tínhamos quase 200 equipes inscritas nesta fase, sendo que apenas as 47 melhores foram classificadas e nós estávamos entre elas. A segunda fase foi oral. Realizamos quatro confrontos contra universidades do mundo todo. Essa fase ocorreu na sede das Nações Unidas, em Genebra. Tivemos apenas quatro meses de preparação antes da final e dois meses para a preparação dos memoriais. Foi a primeira vez que um grupo do UNICURITIBA participou dessa competição e já conseguindo se classificar para as fases finais.”

Os alunos que participaram da competição foram: Maria Julia Saraiva Medeiros, Davi Bremgartner da Frota, Geórgia Martins dos Santos, Diego Borges Gomes Silva, Jacqueline Glasmeyer Bonato, Gabriel José Bremgartner da Frota, Kimberly Coelho de Oliveira, Isabel Venturi Biembengut e Juliana Absher.