Na última sexta-feira de novembro (29), o Prof. Gustavo Glodes Blum, docente do Curso de Relações Internacionais do UNICURITIBA, participou da Conferência Internacional Global Challenges of the 21st Century, no Rio de Janeiro, organizada pela Embaixada Britânica no Brasil, pelo Programa Chevening de bolsas de estudo, e pelo Programa de Estudos Brasileiros do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Oxford.

O evento reuniu especialistas em segurança pública e internacional e acadêmicos para debater, por meio de diversas perspectivas, os desafios à segurança global na atualidade. “Foram discutidas as principais questões geopolíticas, da América Latina e do Brasil, formando um panorama da situação da segurança internacional, regional e cibernética do mundo, hoje”, detalha o docente.

O Prof. Gustavo apresentou a pesquisa que está desenvolvendo em conjunto com Heloisa Câmara, professora de Teoria do Estado do Departamento de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no painel Desafios à Segurança Regional. “Essa pesquisa trata da utilização, por parte dos governos federais brasileiros nos últimos anos, da chamada ‘Operações de Garantia da Lei e da Ordem’, que colocam as forças militares para realizar atividades de segurança pública na rua. Ela aborda também os efeitos geopolíticos que essas decisões têm na América do Sul”, explica o professor.

O evento também tratou de outras questões relevantes, como a saída do Reino Unido da União Europeia, o papel da internet e dos dados privados na região, os processos de utilização de reconhecimento facial e outros dados por empresas e governos na atualidade.