A Profª Priscila Caneparo, que leciona nos cursos de Direito e Relações Internacionais, participou, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, da 57th session of the Commission for Social Development, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. O evento, criado em 1995, é promovido pelo Conselho Econômico e Social para implementar temas correlatos ao desenvolvimento social, além da Declaração de Copenhagen.

De acordo com a professora, o tema central deste ano foi o USP (Universal Social Protection), que visa a melhoria da consolidação da seguridade social nos países. “O objetivo do evento recaiu em duas temáticas principais: discussão de como os países estão implementando projetos de melhoria no âmbito dos direitos sociais, bem como o levantamento de dados das organizações internacionais; e a participação da sociedade civil – delegados e ONGs – na apresentação de propostas para a implementação e melhoria de projetos já existentes”, detalha.

Caneparo participou da reunião como delegada da diplomacia civil brasileira e docente do UNICURITIBA, apresentou dados no painel da Organização Internacional do Trabalho, e participou ainda de debates em painéis do Qatar e da China. “O foco central de minha atuação no evento foi levantar a questão da igualdade de gênero na pauta da seguridade social”, explica.

Ela afirma que esse tipo de evento é indispensável para a compreensão e prática do Direito Internacional Público, bem como a dinâmica que se estabelece em foros multilaterais como a ONU. “Em última análise, além de podermos contribuir com a formação de um sistema universal efetivo, garantidor de direitos sociais, temos a possibilidade de uma capacitação ainda maior como docentes, entendendo que nosso âmbito de atuação demanda uma participação efetiva na prática daquilo que tratamos na teoria”, conclui.