Para selecionar os projetos que serão trabalhados no 2º semestre de 2019, os cursos de Design de Animação e Jogos Digitais realizaram o Fórum de Projetos. Criado como uma solução para envolver todos os alunos no processo de avaliação e seleção, os encontros ocorreram entre 24 e 26 de junho, e foram propostos mais de 40 trabalhos no total.

De acordo com a coordenadora dos cursos, Profª Lucina Reitenbach Viana, o formato de fórum foi pensado para que todas as turmas pudessem discutir juntas e acompanhar todas as sugestões, avaliando, além das propostas de projetos, os planos de desenvolvimento individuais e os desafios apresentados para cada estudante.

A sugestão de projetos não é obrigatória, mas a participação e a pluralidade de ideias sempre são estimuladas. “Mesmo quando um projeto não é aprovado para execução, as ideias não são descartadas, entrando em qualificação para o próximo fórum”, detalha a Profª Lucina.

Cada proponente tem cinco minutos para apresentar seu projeto e defender sua viabilidade e pertinência. “Ao fim, avaliamos a relevância de cada ideia, seu alinhamento com nossa capacidade produtiva e desafios propostos. Não há um sistema de ranqueamento e a decisão sobre quais projetos serão realizados é tomada por todos. Professores e alunos contribuem nesse momento com argumentos e razões para uma solução conjunta sobre o que será produzido”, explica a coordenadora.

A Profª Lucina conta ainda que os proponentes com trabalhos aprovados ocupam o cargo de diretor de projetos, e a próxima etapa é a divisão das equipes, que é formada no próprio fórum para que eles já saiam de férias sabendo o que deve ser desenvolvido individualmente. “Procuramos estimular o rodízio de funções e a colaboração, considerando critérios técnicos, comportamentais e de habilidades específicas. No geral, evitamos a repetição de duplas criativas ou de afinidade e a repetição de equipes entre os semestres. Todas as decisões são tomadas em conjunto”, diz.

Em Design de Animação, foram selecionadas 5 propostas para o Módulo B e 21 para o Módulo D. Já em Jogos Digitais, 4 propostas foram aprovadas para o Módulo B e 5 para o Módulo D.