Acadêmicos dos cursos de Design de Animação e Publicidade e Propaganda do UNICURITIBA apresentaram 16 diferentes trabalhos no XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, o Intercom Sul 2019. Ao todo, 10 trabalhos e seis artigos ficaram entre os finalistas do congresso, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho, na UniRitter, em Porto Alegre.

Nas categorias Filme de animação, Vinheta, Ficção em vídeo e Produção audiovisual para mídias digitais, os estudantes de Design de Animação conquistaram os primeiros lugares. Como destaque do evento, “Sombras da Guerra”, uma animação em stop-motion de cinco minutos, conquistou mais dois prêmios para o currículo.

O filme já havia sido premiado no SET Universitário da PUCRS (Porto Alegre), e selecionado para ser exibido na mostra Lugar de Mulher é no Cinema (Salvador), no Seminário de Cidadania Digital da UFPR (Curitiba) e na segunda edição do Metrô Universitário - Festival do Cinema Brasileiro Universitário (Curitiba).

O filme “Sombras da Guerra” foi produzido pelos alunos do Módulo A - 2018/1 através da produtora experimental Tela Branca. O curta-metragem apresenta Ayla, uma garotinha que tem sua vida marcada pela guerra e pelas consequências de presenciar um ambiente de conflito. Abordando o ODS 16, paz e justiça, o stop-motion foi desenvolvido a 15 frames por segundo, utilizando bonecos e cenários construídos manualmente.

Mais dois trabalhos foram premiados, ambos produzidos no Módulo B, mesclando live action e animação: “Desligue”, da produtora experimental Squad Animation, que trata das consequências da má utilização do celular em nossas vidas presentes, e “RPGzão dos Brothers”, uma série em três episódios produzido pela Seilarte, que aborda o universo nerd e geek.

Para a professora Lucina Viana, coordenadora dos cursos de Design de Animação e Jogos Digitais, é um orgulho trazer prêmios para todos os materiais enviados para a apreciação do evento. “É o nosso recorde. Em 2018 tivemos um trabalho premiado e neste ano foram quatro. Em setembro levaremos nossos filmes para Belém, onde será realizada a etapa nacional do Intercom”, diz.

A professora ainda lembrou que a experiência científica faz parte do processo produtivo dos filmes, através de decisões coletivas que envolvem os processos de pesquisa, planejamento e estratégia para chegar às melhores soluções. “A inscrição para o Intercom inclusive faz parte do escopo dos projetos, é um assunto que já trabalhamos previamente com os estudantes”, frisa.

Nesta edição do Intercom, que é o mais importante encontro regional de comunicação, os alunos do UNICURITIBA foram acompanhados pelos professores Lucina Reitenbach Viana, Marcia Maria Alves, Haroldo Silva Capote Filho, Isaak Soares e Fernanda Bogoni.

Trabalhos premiados
Modalidade: Filme de animação
Trabalho: Stop-motion em Animação “Sombras da Guerra”
Aluno Líder: Carlos Rafael Hilgert Hachmann

Modalidade: Vinheta
Trabalho: “Sombras da Guerra” – Confira a vinheta aqui
Aluno Líder: Marcus Vinicius Valério Bittencourt

Modalidade: Ficção em vídeo
Trabalho: “RPGzão dos Brothers”
Aluna Líder: Jeniffer Siebeneichler
Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3

Modalidade: Produção audiovisual para mídias digitais
Trabalho: Produção Audiovisual Digital: o Projeto Desligue – Confira o filme aqui
Aluno Líder: Jorge Luiz Bueno da Silva Filho