ico face topo    ico youtube topo    ico twitter topo    ico instagram topo    ico snap topo

 

A Coordenadora do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA, Profª Drª Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, e o Prof. Dr. Fernando Gustavo Knoerr participaram na tarde de terça-feira, 31 de janeiro, do lançamento do livro “Direito Eleitoral Contemporâneo”, de autoria de Luiz Fernando Keppen e Eneida Salgado, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

O livro trata-se de uma coletânea de artigos dos mais renomados profissionais da área judiciária do Paraná e os professores do UNICURITIBA colaboraram com o trabalho intitulado “Eleitor consumidor: a tutela da boa-fé na reforma eleitoral que ainda não veio”. Para Viviane, é de suma importância debater temas que inspirem os eleitores a pensarem na importância do voto correto, na atual conjuntura política brasileira. “O cidadão consciente é aquele que entende dos seus direitos e obrigações e, dentro dessa proposta de compreendê-los, está a responsabilidade individual sobre os rumos da sociedade de que cada um faz parte. Compreender o Direito Eleitoral é uma obrigação daquele que quer, de fato, exercer a democracia”, afirma.

Quem também esteve presente no evento foi o Dr. René Ariel Dotti, um dos criminalistas mais renomados do Estado. Dotti afirmou que, em um Estado Democrático de Direito, o funcionamento da Justiça Eleitoral é fundamental para assegurar seu desenvolvimento. O advogado acredita também que as Escolas de Ensino Fundamental e Médio deveriam adotar nos currículos escolares disciplinas que auxiliassem no desenvolvimento de um pensamento crítico sobre a política brasileira e estimulassem a formação de cidadãos com uma visão ampla sobre tal tema.

Já para o atual Presidente do TRE, Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira, um livro como esse ressalta a importância da Justiça Eleitoral, não apenas pelo lado administrativo, mas, principalmente, em primar por eleições limpas e seguras, onde se elejam pessoas de boa índole.